Determinantes


Treina os teus conhecimentos da Classe dos Determinantes, resolvendo as seguintes actividades.




A. Completa os espaços em branco com os determinantes artigos mais adequados.


O André esvazia (1) ________ mochila do Luís.
Lá ele encontra (2) _______ livro de contos, (3) _______ régua, (4) _______ lápis, (5) _______ borracha e (6) ________ esferográficas.
(7) _______ livro de contos está rasgado, (8) _______ régua está partida, (9) _______ lápis estão mordidos (10) _______ borracha está dividida em duas partes e (11) _______ esferográficas estão sem tampa.


B. Completa as frases com os determinantes possessivos adequados.

1. Ele está a viver numa casa nova. É a ________ nova casa.

2. Nós comprámos uns berlindes. São os ________ berlindes.

3. Este lápis é da Teresa. É o ________ lápis.

4. Tenho muitos CD's. São os ________ CD's.

5. Tens uma piscina em casa. É a ________ piscina.

6. Os meus amigos têm todos os livros da colecção "Uma Aventura". São os ________ livros.

7 comentários:

Lara Martins disse...

Agora que vi os exercicios novos vou já os treinar.

Lara Martins disse...

Actividade A

1-a
2-o
3-a
4-o
5-a
6-as
7-O
8-a
9-os
10-a
11-as

Actividade B

1-sua
2-seus
3-seu
4-meus
5-tua
6-seus

Clara disse...

Olá Professora.
Sou eu a Clara Lima.
Queria dizer que os determinantes é uma maneira de Estudar e assim nunca nos vamos esquecerem-mos dos determinantes.
Adeus

Clara Lima disse...

OLÁ professora.
Queria perguntar onde estão os novos trabalhos?
Se já pos pode-me mandar um email?
E quando já estiver novos exercicios eu vó logo para o meu email.
Beijinhos da CLARA LIMA.

Clara Lima disse...

CLASSE DOS DETERMINANTES
(1)a
(2)o
(3)uma
(4)um
(5)a
(6)a
(7)o
(8)a
(9)os
(10)a
(11)as

Clara Lima disse...

Actividade b.
1.sua
2.seus
3.seu
4.meu
5.tua
6.seus

Anónimo disse...

Actividade A
1.a
2.o
3.uma
6.um
5.a
6.a
7.o
8.a
9.os
10.a
11.as

Actividade B

1.sua
2.seus
3.seu
4.meu
5.teu
6.seus