Hoje é dia de África!

O lema deste ano para o Dia de África é “Construir e Consolidar a Paz através do Desporto”. A realização do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul terá estado na origem deste lema. A efeméride comemora-se por ocasião da criação da Organização da Unidade Africana, OUA, a 25 de Maio de 1963.

Há 47 anos nascia na Etiópia a Organização da Unidade Africana, OUA. Mais tarde, em 1972, as Nações Unidas instituíram o 25 de Maio o Dia da Libertação de África. A OUA foi criada por 32 países que tinha entre outros objectivos a aceleração do processo de descolonização. Contudo em 2002, a OUA é dissolvida e em seu lugar nasce a União Africana, UA.

Dos 53 países que compõem o segundo maior continente do mundo, todos excepto Marrocos, fazem parte da UA. Marrocos afastou-se em após a admissão do Saara Ocidental como membro pela OUA.

Em vários países africanos, este dia é considerado feriado nacional. Actividades um pouco por todo o mundo marcam as comemorações do Dia de África. Um espaço de debate é promovido pela UA. Em Angola, realizam-se várias actividades, inclusive o colóquio internacional, dedicado "A Paz e Segurança em África", a realizar-se no Centro de Convenções Talatona, em Luanda.

Em Cabo Verde decorre a Semana Africana, com destaque para o Seminário sobre Integração Regional e Desenvolvimento, onde se debateu a livre circulação de bens e pessoas na CEDEAO.

Em Washington, realiza-se uma gala, organizada pelo corpo diplomático africano com a participação de alguns artistas africanos.

Em Portugal, várias comunidades de estudantes africanos promovem actividades locais. Em Lisboa, o Chapitô acolhe no domingo, dia 30, uma actividade que engloba nomes da música como o Bonga, Guto Pires, André Cabaço, entre outros.

1 comentários:

Lara Martins disse...

As pessoas afircanas que conheço falam-me muito bem de África, mas sem contar coma guerra ,a falta de comida....